Como empreender no mercado tecnológico.

Mercado tecnológico: grandes oportunidades e grandes desafios. Sabemos que, se tem um mercado que está aquecido e em crescimento durante os últimos tempos é o mercado tecnológico. A tecnologia, nos dias de hoje, abrange quase todos os setores da sociedade e, consequentemente, o mercado tecnológico possui uma gama de áreas de atuação.

De forma geral, podemos definir o empreendedorismo tecnológico como o empreendedor que teve uma ideia inovadora para ampliar, modificar ou até mesmo criar algum negócio no setor de tecnologia e investiu nisso. Isso pode estar atrelado ao desenvolvimento socioeconômico de uma região através dessa inovação, ao surgimento de uma empresa, ao desenvolvimento de uma startup, por exemplo.

Ao empreender, é possível seguir diversas metodologias que existem no mercado, e abaixo é citado brevemente uma metodologia retirada do método Startup Enxuta, de Eric Ries. Primeiramente, dois pilares são importantíssimos de se ter em mente do início ao fim durante o desenvolvimento de um produto:

  1. Redução do desperdício
  2. Aprendizagem contínua.

Ao reduzirmos o desperdício, aumentamos a eficiência dos recursos que estamos utilizando (um dos recursos mais valiosos nos dias de hoje é o tempo), e a aprendizagem contínua, a startup enxuta busca aprender na prática por meio da experimentação e participação do público-alvo na validação das hipóteses.

Por meio da aprendizagem, é possível saber se é momento de pivotar (recusar nossa ideia inicial e adotar uma nova ideia e postura, por exemplo) ou persistir (continuar o desenvolvimento de sua ideia e ir incrementando-a).

Associado a esses dois pilares temos um circulo importante derivado também da Startup Enxuta, chamado Ciclo de Feedback:

De forma resumida, corresponde ao principal ciclo de desenvolvimento da Startup Enxuta, no qual o primeiro passo é construir sua ideia em produto (um MVP, de forma inicial) em sequência medir e receber feedbacks de clientes do seu produto e por fim aprender com estes dados para evoluir ou não o produto. Produto Minimamente Viável (MVP) – É uma versão mais simples do seu produto, no qual será possível capturar informações sobre as necessidades e expectativas dos seus clientes. A ideia é que, quanto mais rápido for possível percorrer esse ciclo, mais otimizado se torna o desenvolvimento com uma redução de desperdícios e aumento da aprendizagem sobre o produto que está sendo desenvolvido. Além disso, também permite uma aproximação de seus clientes, possibilitando que ele esteja quase o tempo todo ao seu lado nas evoluções e melhorias do seu produto. Com essas ideias em mente antes de começar seu empreendimento, com certeza você estará um passo adiante de seus concorrentes. Por fim, separamos uma série de dicas que podem ser levadas para empreender em qualquer área, além do mercado tecnológico:

  1. Identificação de Problemas e Soluções: O primeiro passo para empreender é identificar problemas ou lacunas que podem ser resolvidas ou preenchidas com soluções. É importantíssimo, nesse momento, pensar primeiro em problemas a serem resolvidos e depois soluções. É muito comum pessoas pensarem – erroneamente – em soluções e depois no problema que a solução irá resolver, fazendo o caminho inverso.

    Além disso, é de extrema importância que você (ou o time) esteja conectado com o problema de alguma forma (algo que você sofra no dia a dia ou pessoas próximas a você sofram, por exemplo, trânsito em grandes cidades), pois, dessa forma, sua motivação a resolvê-lo será maior, além de contribuir para um maior alinhamento e construção entre o time a procura de soluções. Identifique o problema a ser atacado, e depois procure por soluções.
  2. Pesquisa de Mercado e Validação da Ideia: Realize uma pesquisa de mercado aprofundada para entender a viabilidade da sua ideia. Valide a demanda pelo produto ou serviço que pretende oferecer, identificando concorrentes, público-alvo e possíveis obstáculos.
  3. Desenvolvimento de um MVP: Desenvolva, de forma inicial, um produto minimamente viável com o objetivo de solucionar a necessidade do mercado que você quer atingir. Nesse momento, o foco é construir-medir-aprender, desenvolvendo uma solução que ataque diretamente o problema de seu público da forma mais simples, com redução de desperdícios.
  4. Modelo de Negócio Sustentável: Estabeleça um modelo de negócio sustentável que leve em consideração aspectos como monetização, estratégias de marketing, custos operacionais, aquisição de clientes, dentre outras formas de tornar seu negócio escalável.
  5. Estratégia de Lançamento e Escalabilidade: Planeje cuidadosamente o lançamento do seu produto ou serviço. Isso inclui estratégias de marketing, canais de distribuição, feedback dos primeiros clientes e planos para escalabilidade. A adaptação constante é essencial nesse processo.
  6. Networking e Parcerias Estratégicas: Possuir uma rede sólida de contatos contribui – e muito – para a consolidação e na expansão de uma marca e negócio. A criação de redes de contato acontece no dia a dia (quando você menos espera) através da comunicação, parceria, criação de confiança e laços de amizade 🙂.

Esperamos que esse conteúdo lhe ajude para, pelo menos, dar um pontapé em sua ideia inicial de empreender no mundo tecnológico!

E ai, o que achou desse tema?! 😉
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